Durante a semana, meu tempo para estudar é bem menor. Ontem não pude nem olhar o tutorial que estou seguindo, por pura falta de tempo. Hoje o meu filho pegou no sono um pouco mais cedo e resolvi arriscar o capítulo 5: fundo (background).
Fazer fundo no PAlib é a coisa mais fácil do mundo: carrega a imagem 256x256 ou 512x512 no conversor, gera os .c das imagens, dá o include no main.c e com dois comandos insere a imagem e movimenta a imagem. 10 vezes mais fácil que sprites.
Neste exemplo, eu peguei um landscape da internet (pelo google images), cortei ele em 128x256, fiz um flip horizontal e colei do lado (aí ficou 256x256 sem marcas de emendas, apesar da gente perceber obviamente que foi espelhado no photoshop), recortei em 3 pedaços (céu, montanhas e planície), converti os 3, coloquei cada um em um nível de background (o ds tem 4), fiz o controle manual da ação, com cada nível numa velocidade, side scroller tipo os cenário do Fatal Fury (tem os comandos parallax, que deixam isso automatizado, mas eu queria pegar o touro à unha mesmo). Ficou muito rápido (era de deixar o cara tonto). Tive que colocar um contador para diminuir um pouco (não queria ninguém chamando o hugo em cima do ds). Foi tão fácil que fui atrás da imagem de um aviazinho para colocar em um sprite voando sobre o cenário. Só o aviãozinho ficou com um contorno magenta por causa que o photoshop fez um anti-alias na cor que seria transparente (uso magenta normalmente pois é uma cor muito difícil de se usar - a não ser que eu estivesse fazendo um jogo da barbie), aí um tom ficou transparente e o outro apareceu.
Link para o programa com o fonte no rapidshare
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
magenta... das antigas.
De vez em quando a gente denuncia qual a idade que tem. hahaha.
Postar um comentário