quinta-feira, dezembro 07, 2006

Fazendo barulho

O DS pode reproduzir sons raw (tipo o wave mas sem cabeçalho) ou música mod. A PAlib ainda tem bastante bugs na parte de som e os dois formatos ainda não se misturam, a gente tem que escolher um ou o outro. Para produzir ruídos e música simultaneamente a solucão é usar uma música curta e reproduzir como som mesmo.

Como fazer: coloque o arquivo de som na pasta data (o arquivo mod é similar ao midi, mas com instrumentos digitalizados, o arquivo raw é obtido convertendo um wav; pode usar o switch gratuito ( http://www.nch.com.au/switch/ ) que ele desempenha a função.

PA_InitSound() prepara o ds para produzir sons
PA_PlaySimpleSound(canal,nome_do_arquivo_raw) reproduz o arquivo raw no canal selecionado
PA_PlayMod(nome_do_arquivo_mod) reproduz o arquivo mod infinitamente

Tem mais uma pilha de funções que não estão no tutorial e o manual mal fala delas. Isso tem que esperar um pouco ainda.

Como não consegui fazer funcionar direito, não vou colocar o arquivo aqui, pelo menos por enquanto.

3 comentários:

Leonardo Zimbres disse...

Mod, esse formato é massa.

Guilherme - Homebrew Maker disse...

Eu me lembro em 1990, eu tinha um PC-XT com um software para tocar MOD (porque será que o nome dele era modplayer?) que saía o som por uma plaquinha que eu tinha conectada na paralela. Depois comprei a minha primeira placa de som (uma goldensound, que era compatível com soundblaster 1, que era 8 bits) e aí sim ficou bom ouvir mod.

Teve uma situação que aconteceu na faculdade naquela época. No laboratório, um professor perguntou para o outro: "Tu tens bastante mods contigo?" e o outro respondeu para sacanear: "Eu não! Não estou menstruado!"

Leonardo Zimbres disse...

hahahaha ,, e raw então. Afinal, o que apodreceu?