sexta-feira, dezembro 15, 2006

Rodando um filme com o PAFS

A idéia que eu havia tido de rotacionar o fundo 256 a 256 pixels ficou horrível. A gente podia ver os tiles sendo redesenhados. Ficava um pisca-pisca desgraçado.

Eu tentei então fazer dois níveis de fundos, um estático e outro com um pouco de animação. Só que ficou um com 506 tiles e o outro com mais de 700 tiles. Aí faltava memória de vídeo para carregar os dois.

Minha terceira tentativa de fazer um fundo animado foi ir carregando imagens JPG do PAFS. E o mais incrível é que funcionou! Só que 6/8 da memória de vídeo estão comprometidos, pois o JPG é considerado um fundo 16 bits (gif também é considerado 16 bits apesar de ter no máximo 256 cores - eu tentei colocar um gif num fundo 8 bits e o programa não rodou).

Na verdade o programa ficou com um fundo que é um filme. Aí o problema foi outro: como eu peguei um vídeo da internet e cortei 10 frames dele para fazer a animação de fundo, rodando ele em velocidade normal ficava nítido onde era o corte. Aí eu coloquei um contador e fiz o fundo ser atualizado a cada 8 frames. Ainda se percebe que há um corte, mas parece que os outros quadros também têm cortes, tornando a animação mais parelha (emparelhei pra pior, mas emparelhei). Quando eu conseguir uma animação mais estável, eu tiro o contador.

Link para o programa e o fonte no rapidshare

Ps.: para extrair as imagens frame a frame do vídeo, eu usei um freeware chamado tmpgenc.

Nenhum comentário: