sexta-feira, dezembro 08, 2006

Uma pitadinha de 3d

O tutorial é muito pobre em se tratando de 3d. O único programa que veio explicado coloca uma caixa 3d parada na tela, sem sombra nem nada.

A única coisa que fiz em cima disso foi permitir o giro do objeto: esquerda e direita rotacionam o eixo X do objeto, cima e baixo rotacionam o eixo Y e L e R o eixo Z.

Já vi que esse tutorial só ensina a fazer jogos tipo sonic e super mario bros (donkey kong de nes também hehehe).

Link com os programas e o fonte no rapidshare

3 comentários:

Leonardo Zimbres disse...

new super mario bros é um jogo plataforma, mas que usa 3d em alguns casos específicos, como no mario e na maioria dos inimigos. Ficou muito legal.

Seria o máximo poder fazer um gta ou um quake para o ds. Mesmo que não contasse com grandes gráficos nem nada... podia ser quadradão mesmo, mas só de fazer rodar naquela tela linda, aquela simplicidade do ds...

Guilherme - Homebrew Maker disse...

Acho que o new super mario não usa o engine 3d. São imagens geradas em 3d e depois convertidas para sprites (a nintendo vem fazendo isso desde o Donkey Kong Country, do SNES). Fica muito bonito sem o custo computacional do engine 3d. Só prcisa de bastante cores (mínimo de 4096); como o DS tem 32768 cores, tem mais do que o suficiente para mostrar sprites com efeito de volume.

Leonardo Zimbres disse...

por engraçado que pareça, o mario é 3d sim. Mas você tem que jogar para ver, e é algo que engana os olhos, de modo que não sei exatamente quais inimigos são 3d ou não. O mario é 3d, a tartaruga eu não sei. Mas aquela flor carnívora é 3d com certeza.

Falando em donkey kong, aquele pessoal da rare é excelente. Já viu o conker bad fur day? nem parece jogo de n64, eles aproveitaram o hardware ao máximo.